Pular para o conteúdo
Início » Nova pesquisa liga as causas da perda de cabelo à deficiência nutricional

Nova pesquisa liga as causas da perda de cabelo à deficiência nutricional

Embora possa ser reconfortante saber que os humanos não estão sozinhos na perda de cabelo (primatas como os macacos também sofrem de queda de cabelo) – entender as causas da perda de cabelo significa que podemos tomar medidas proativas. Mesmo que a genética desempenhe um papel, uma nova pesquisa descobriu uma ligação de deficiência nutricional em homens e mulheres. E outros fatores, como stress e falta de cuidado com o cabelo, estão dentro das causas da perda de cabelo.

 

A ligação genética na perda de cabelo foi bem estudada. Está associada à queda de cabelo de padrão masculino e feminino, ou alopecia. Nesses indivíduos há um aumento da sensibilidade ao hormônio sexual, DHT. DHT significa dihidrotestosterona e é um poderoso metabólito da testosterona. Contribui para as características de gênero únicas dos homens, assim como pelos faciais e corporais, e para o aprofundamento das vozes masculinas na puberdade.

 

Nova pesquisa liga as causas da perda de cabelo à deficiência nutricional

 

O DHT faz com que o ciclo de crescimento dos folículos capilares encurte, o que, por sua vez, reduz o tamanho da haste capilar. Crescem cabelos cada vez mais estreitos, às vezes tão finos quanto penugem e, em casos mais extremos, há perda completa de cabelo nessa área.

 

Nas mulheres, o estrogênio na maior parte anula os efeitos da testosterona. Mas quando as mulheres passam pela menopausa, ou sofrem desequilíbrios hormonais, a redução do estrogênio pode levar à calvície feminina. Felizmente, isso não é tão drástico em seus efeitos de perda de cabelo quanto a calvície masculina. Em vez disso, o cabelo tende a afinar e a separação da coroa fica mais larga.

 

Mas um estudo muito interessante da L’Oreal associou uma deficiência de ferro à queda de cabelo, tanto em homens quanto em mulheres. Este foi um estudo cego controlado por placebo no qual 13.000 homens e mulheres sadios consumiram um suplemento e tiveram os níveis de ferritina (ferro) no sangue medidos e cruzados com informações sobre a perda de cabelo.

 

Os resultados mostraram não apenas uma ligação entre queda de cabelo e deficiência de ferro, mas foram capazes de estimar o risco de queda de cabelo em um certo nível de deficiência de ferro. Por exemplo, as mulheres cujos níveis de ferritina no sangue caíram de 70µg/l normais para 40µg/l, tiveram uma chance 28% maior de perda de cabelo severa. As mulheres pós-menopáusicas no estudo que tiveram queda de cabelo severa tinham níveis muito mais baixos de ferro do que as mulheres que não tiveram queda de cabelo severa.

 

O problema com a suplementação de ferro é que o excesso se acumula nos tecidos do corpo e se torna tóxico. Tem sido associado a um risco aumentado de desenvolver doenças crônicas. Os níveis de ferro podem ser testados por um médico, portanto, se a perda de cabelo for uma preocupação, é melhor testar seus níveis de ferro antes de tomar suplementos de ferro.

 

Outras causas potenciais de perda de cabelo – ou pelo menos, fatores contribuintes são o stress e as práticas inadequadas de cuidados com os cabelos. Não realizar uma escovação no cabelo regularmente, ou não lavá-lo adequadamente, pode afetar o ciclo normal de crescimento do cabelo.

 

Quando o cabelo que está naturalmente no final de seu ciclo de vida é removido através da escovação, permite que outro cabelo cresça embaixo dele. A escovação regular remove naturalmente os pelos mortos que estão prestes a cair. Não remover esse cabelo significa que um novo crescimento não pode ocorrer, pois o cabelo antigo sufoca o novo crescimento. O acúmulo de sujeira e óleo pode ter um efeito semelhante, por isso é importante lavar o cabelo regularmente.

 

O stress pode afetar a circulação de nutrientes e oxigênio para o couro cabeludo, fazendo com que os músculos do couro cabeludo se contraiam. Se isso acontecer por um longo período de tempo, pode ocorrer perda prematura de cabelo.

 

Nova pesquisa liga as causas da perda de cabelo à deficiência nutricional

 

Esta causa de perda de cabelo é distinta da calvície masculina (que é hormonal), mas certamente pode agravar a condição. E as técnicas de redução de stress são coisas simples que podem ser adicionadas à rotina diária, para prevenir a queda de cabelo e melhorar a qualidade de vida geral.

 

Conclusão

Este assunto sempre será um motivo de vários tipos de estudos, seja por falta de hormonios, falta de proteínas, falta de ferro ou falta de vitaminas. A principio devemos uma vida sempre equilibrada, para que a saúde não cobre um preço muito alto no futuro por uma vida desiquilibrada no presente.

 

Conteúdo Extra

Vídeo NÃO ADIANTA TRATAR A QUEDA DE CABELO SE NÃO TRATAR ESSAS OUTRAS COISAS PRIMEIRO | DR LAIR RIBEIRO

Estella Cofer

1 comentário em “Nova pesquisa liga as causas da perda de cabelo à deficiência nutricional”

  1. Pingback: Corte de Cabelo Curto Ajuda na Queda de Cabelo - Cabelo Curto Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *