Pular para o conteúdo
Início » Combater a aterosclerose com boa nutrição

Combater a aterosclerose com boa nutrição

Imagine centenas de carros descendo uma rodovia de oito pistas. Uma pista desaparece, e depois outra, até que os mesmos carros rastejam de pára-choques por pára-choques ao longo de uma estrada rural de pista única. É mais ou menos isso que acontece quando você tem aterosclerose.

 

Suas artérias, as estradas para o seu sangue, endurecem e estreitam, e a mesma quantidade de sangue tem que passar por um espaço muito mais apertado. Esse engarrafamento em suas artérias leva a todos os tipos de problemas, incluindo ataques cardíacos e derrames.

 

Combater a aterosclerose com boa nutrição

 

A aterosclerose ocorre quando o colesterol, a gordura e outras substâncias no sangue se acumulam nas paredes das artérias. O processo pode começar quando você é criança, mas pode não se tornar um problema até os 50 ou 60 anos. À medida que essa sujeira se acumula em suas artérias, forma placas. A placa pode entupir ou bloquear completamente as artérias, cortando o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro. É quando você tem um ataque cardíaco ou derrame.

 

Alto colesterol e triglicerídeos – tipos de gordura – no sangue, pressão alta e tabagismo causam mais danos às artérias. Outros fatores de risco para aterosclerose incluem diabetes, histórico familiar da doença, estresse, obesidade e estilo de vida inativo. Os homens, em geral, correm maior risco, assim como as pessoas que têm uma forma de corpo tipo batata – com a gordura acumulada na barriga e não nos quadris e coxas.

 

Você pode combater a aterosclerose fazendo boas escolhas alimentares. Reduza a gordura saturada e o colesterol da carne e dos laticínios integrais e procure os seguintes alimentos que reduzem o colesterol, diminuem a pressão arterial e mantêm o sangue fluindo suavemente.

 

Peixe

Como mais peixe e se livre do anzol da aterosclerose. Os ácidos graxos ômega-3, os tipos poliinsaturados encontrados em peixes gordurosos como atum, cavala e salmão, protegem suas artérias contra danos.

 

Primeiro, o ômega-3 remove os triglicerídeos, as gorduras que se acumulam nas paredes das artérias. Também impede que as plaquetas do seu sangue se aglomerem. Dessa forma, seu sangue permanece suave em vez de groso. O sangue grosso pode coagular e bloquear o fluxo sanguíneo. Por fim, o ômega-3 pode diminuir a pressão arterial.

 

Combater a aterosclerose com boa nutrição

 

Não é à toa que tantos estudos mostram que comer peixe pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda comer pelo menos duas refeições de peixe por semana.

 

Você pode encontrar uma forma de ômega-3 chamada ácido alfa-linolênico nas nozes, que reduz o colesterol. Outras fontes de ômega-3 incluem linhaça, gérmen de trigo e alguns vegetais verdes folhosos, como couve, espinafre e rúcula.

 

Fibra

Ao longo de um dia, você deve comer cerca de 25 a 35 gramas de fibra. Se você fizer isso, você aumentará sua saúde geral e dará à aterosclerose um grande trabalho.

 

Certos tipos de fibra solúvel, como a aveia, cevada, maçã e outras frutas, diminuem os níveis de colesterol. Funciona diminuindo a velocidade da comida à medida que passa pelo estômago e intestino delgado, para que o colesterol “bom” tenha mais tempo para levar o colesterol para o fígado e para fora do corpo. Comer mais de 25 gramas de fibra todos os dias também pode reduzir o risco de desenvolver pressão alta em 25%.

 

A fibra vem com um bônus adicional – ela deixa você mais saciado. Depois de uma refeição rica em fibras, você se sente satisfeito, então é menos provável que você coma demais e ganhe aqueles quilos indesejados. Como o excesso de peso aumenta o risco de aterosclerose e outros problemas cardíacos, comer fibras pode ser parte de uma estratégia eficaz para proteger suas artérias.

 

Você encontrará fibras em frutas, vegetais e pães e cereais integrais.

 

Alho

Qualquer coisa que o peixe faz, o alho também faz. Os compostos de enxofre nesta erva incrível não apenas reduzem o colesterol e os triglicerídeos, mas também vão atrás apenas do LDL ou colesterol “ruim” e deixam o HDL ou colesterol “bom” fazer seu trabalho.

 

O alho também pode diminuir a pressão sanguínea para que suas artérias não sofram tanto. Graças a uma substância chamada ajoene, o alho evita que o sangue se aglutine e coagule. Um estudo até mostrou que o alho ajuda a aorta, a principal artéria do corpo, a permanecer elástica à medida que envelhece.

 

Os especialistas recomendam ingerir 4 gramas de alho – cerca de um dente – em sua dieta todos os dias.

 

Combater a aterosclerose com boa nutrição

 

Antioxidantes

Um intruso desarmado representa menos ameaça do que um com uma arma, certop?

 

Ao impedir que os radicais livres oxidem o colesterol LDL, os antioxidantes removem grande parte do perigo. Uma vez oxidado, o colesterol LDL vai direto para as paredes das artérias muito mais rápido. De fato, alguns cientistas acreditam que o colesterol LDL só prejudica você quando está oxidado.

 

Vitamina C, vitamina E e betacaroteno são antioxidantes. Pimentas, laranjas, morangos, melão e brócolis fornecem vitamina C, enquanto cenouras, batatas-doces, espinafre, manga e couve estão cheios de betacaroteno. Fontes de vitamina E incluem gérmen de trigo, nozes, sementes e óleos vegetais.

 

Enquanto você mastiga essas frutas e vegetais, você obterá o benefício adicional de substâncias antioxidantes chamadas flavonóides, resveratrol nas uvas, quercetina nas cebolas, maçãs e chá são alguns dos flavonóides que ajudam o coração e as artérias.

 

Gordura monoinsaturada

Para manter seu sangue funcionando sem problemas, talvez você precise de uma troca de óleo. O azeite, a principal fonte de gordura na dieta mediterrânea saudável para o coração, tem principalmente gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura reduz o colesterol “ruim” sem prejudicar o colesterol “bom”. Também previne a coagulação, dando ainda mais proteção às suas artérias.

 

Assim como a fibra, a gordura monoinsaturada também te deixa mais saciado, então é provável que você coma menos.

 

Pense em mudar de óleo de soja ou milho para azeite. Afinal, os gregos – mesmo enquanto desfrutam de uma dieta bastante rica em gordura – raramente desenvolvem aterosclerose.

 

Além do azeite, as fontes de gordura monoinsaturada incluem abacate, nozes e óleo de canola.

 

Conclusão

Manter uma boa saúde com certeza causa um certo trabalho, mas no futuro o seu corpo irá agradecer pelo esforço e disciplina do passado.

 

Conteúdo Extra

Vídeo Estratégias para aterosclerose: alimentos e suplementos na reversão da placa aterosclerótica

Estella Cofer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *