Pular para o conteúdo
Início » 9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

Não é um trabalho tranquilo conter os cachos e deixá-los definidos no dia a dia. Milhares de mulheres que ostetam lindos cabelos crespos dedicam até uma hora todos os dias a tratamentos capilares.

 

Os efeitos que os cuidados dedicados aos cabelo crespos trazem é muito satisfatório, pois assim você terá: fios com saúde, brilho e um caimento lindo.

 

9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

 

Para conquistar os cabelos crespos desejado dos sonhos, existem algumas regrinhas básicas. Uma delas é não encará-lo como resistente. Esses fios, na maior parte, tem fibra frágil. Muita gente de cabelo étnico parte para alisamento considerando que nada vai acontecer, acreditando que o seu cabelo vai suportar os efeitos dos produtos muito fortes, mas isso não é verdade. Apesar disso, o cabelo crespo exige o uso de produtos específicos.

 

Geralmente os cabelos enrolados tem dificuldade de fazer a oleosidade chegar até as pontas, por isso ficam secas, criando o famoso frizz (fios espetados e volumosos). Para agregar os fios ressecados e afastar essa aparência de mal tratado, é preciso usar um leave-in (creme sem enxágue), apenas na camada superior, sem emplastrar muito o cabelo.

 

Se quiser juntar as ondas, formando uma espécie de molas, a recomendação é usar um ativador de cachos. Para aumentar o efeito, bote uma quantidade reforçada de produto na mão, distribua por toda a extensão dos cabelos, menos na raiz, e amasse bastante os fios em direção ao couro cabeludo.

 

O babyliss é um grande aliado nessas horas

No tempo atual, os aparelhos não estão tão agressivos, possuem materiais diferentes na base do metal, como a turmalina, que modera a temperatura. Além do mais, existem vários produtos com proteção térmica que podem ser aplicados antes do babyliss ser feito.

 

9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

 

A hidratação, seja em casa ou no salão de beleza, deve ser realizada pelo menos a cada 15 dias.

 

O xampu deve ser específico para cabelo crespo. Um xampu voltado para esse tipo de fio atua nas regiões em que a água não atinje. No momento de desembaraçar os fios, é preciso ir com paciência. Se fizer muito esforço, vai quebrar os fios. Quem tem cabelo crespo pode desprender os nós com os dedos já no banho.

 

Quem tem cabelos crespos também pode colorir os fios. O ideal é utilizar tinturas sem amônia. O único cuidado que se deve ter é em relação ao alisamento que, em regra, não combina com coloração. Quando se clareia os cabelos, os danos ficam mais perceptível. Então, ou é lisa ou loira.

 

9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

 

Dicas para ter um cabelo crespo de dar inveja

Dica 1 – Hidratação profunda

Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Confie em produtos à base de melaleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que restituem nutrientes e ajudam a unificar as pontas duplas

 

Dica 2 – Alimentação

Sustente uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo.

 

Dica 3 – Corte sempre

Um corte apropriado é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a retirar as pontas ressecadas e manter o penteado em dia.

 

Dica 4 – Tintura

Para não generalizar, não são todas as tintura e tonalizantes que ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até auxiliam na hidratação dos fios.

 

Dica 5 – Massagem capilar

Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de possibilitar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

 

Dica 6 – Produtos para cabelos crespos

No momento da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos que foram sujeitados a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para os fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.

 

Dica 7 – Condicionador

O uso do condicionador é primordial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos.

 

Dica 8 – Hora de pentear

Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois empregue o leave-in (creme sem enxágue). Evite penteá-los a seco.

 

Dica 9 – Modelo os fios

Logo depois de aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, use produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.

 

9 Dicas para cuidar bem dos seus cabelos crespos

Estella Cofer