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Qual deve ser nome do meu salão de beleza?

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Escolher um nome, seja para um bebê ou para uma nova empresa, nunca foi tarefa fácil. E se, para os pequenos, as opções são inúmeras (basta uma busca rápida na internet para conferir as mais cotadas e até as mais chiques para meninos e meninas), eleger a marca do seu salão de beleza não é tão simples e as regras para isso são bem mais rigorosas.

 

Qual deve ser nome do meu salão de beleza?

 

Os experts em marketing e empreendedorismo estão sempre atentos às tendências do que o mercado chama de naming ou branding. Ou seja, optar por um forte e interessante para o seu negócio envolve muita pesquisa e criatividade. E mais: saber que você construirá um símbolo para ser lembrado.

 

Mas como formular uma marca que seja facilmente associada aos serviços que você vai oferecer?

 

De fato, ter um nome ideal, atualmente, exige trabalho árduo. Com a grande concorrência e o lançamento de novas empresas todos os dias, é difícil escolher um de efeito, que vá impactar o seu cliente. Mas não é impossível: anote as nossas dicas para definir a sua grife.

 

Essência é fundamental

É por meio do título do seu negócio que o cliente saberá, em um primeiro contato, quais os serviços que você oferece. Não adianta escolher um nome elaborado, difícil de ser pronunciado e que não corresponde ao valores da empresa que quer transmitir, o nome tem que fazer sentido.

 

Por mais que o empreendedor goste muito de determinada expressão, precisa ter claro que essa marca obrigatoriamente tem de agradar aos seus clientes. Selecionar  de forma adequada, mesmo que não seja o preferido do dono do negócio, é um passo importante para garantir a reputação e o sucesso do salão de beleza. Tenha em mente que o que não é lembrado, não é comprado.

 

Uma questão de posicionamento

Antes de nomear uma empresa, é preciso fazer um raio-x: onde estará localizada, como será o cardápio de serviços, o perfil da clientela almejada, que espçao ocupará no mercado, quais são seus valores e compromisso que terá com o público.

 

É esse posicionamento estratégico claro que vai ajudá-lo batizar o seu salão de beleza. Pergunte-se o seu lugar é diferenciado ou é mais simples para atender às demandas de rotina da região? Você pretende abrir outras unidades? Como será o layout? O que quer comunicar? Qual é o poder aquisitivo dos seus clientes?

 

Com essas informações, você traçará alguns caminhos para seguir: por exemplo, nomes sofisticados e glamourosos não combinam com empreendimentos que pretendem ser acolhedores e simples.

 

Em primeiro lugar

As regras do empreendedorismo são objetivas: ter o cliente sempre no foco é fundamental para colher o resultado positivo de um comércio bem-sucedido. E durante o processo de escolha do nome, isso é importantissimo. Afinal é para o mercado que ele está sendo criado.

 

Cópias são proibidas

Criar um nome parecido com o de um concorrente, mesmo que você o ache excelente, nunca é uma boa ideia. Não caia na tentação em adotá-lo! Isso porque, além de confundir o cliente, o dono do outro negócio pode achar que você quis imitá-lo e levar o caso para uma disputa judicial. O que não é nada interessante (e muito caro) para quem está abrindo o primeiro negócio.

 

Qual deve ser nome do meu salão de beleza?

 

Prepare uma lista com pelo menos 10 sugestões. Analise-os na internet e veja o que aparece. E não faça suas pesquisas com ideias de clonagens, mas, ao contrário, observe o posicionamento dos seus concorrentes e veja como você pode ser mais criativo e eficiente na comunicação dos seus diferenciais.

 

Em outro idioma

As marcas em outras línguas são bastante comuns no nosso comércio. Mas escolhê-las sem estudo é um erro: elas precisam sempre ter um propósito.

 

Se o nome estrangeiro não for bem avaliado pode prejudicar a imagem do negócio. Não esqueça que todo mundo precisa saber pronunciar: se os funcionários, por exemplo, tiverem qualquer dificuldade em falar, é preciso revê-lo.

 

Propriedade legal

Para você ter exclusividade no uso de determinado nome, é obrigatório registrá-lo no Instituto de Propriedade Industrial. O registro é uma medida crucial para proteger, garantir e sustentar a existência da marca. Sem a propriedade legal, não existe patrimônio.

 

No site www.gov.br/inpi/pt-br, há um passo a passo para você conhecer todo o processo: desde a busca para conferir se já foi registrado por outra pessoa até o trâmite com os documentos exigidos pelo órgão e o pagamento de taxas. Não registrar o título da sua empresa é imperdoável. E ainda custa caro: o dono da marca pode cobrar uma fortuna se você usá-la indevidamente.

 

O INPI disponibiliza atendimento para tirar dúvidas, mas se ainda assim você se sentir inseguro para cuidar disso sozinho, não hesite em contratar um especialista em propriedade industrial. O investimento vale a pena. E lembre-se: fazer o registro no INPI não é o mesmo que inscrever o seu domínio na internet. Você até pode criar um endereço .br, disponível para pessoas físicas e jurídicas, mas isso não significa que o nome é seu.

Estella Cofer